Estacas pré moldadas definição

E-mail: vendas@foa.com.br
Tel : 0800-887-0864

Estacas pré moldadas

Foá Apresenta a definição de qualidade em Estacas pré moldadas

 

Estacas pré moldadas caracterizam-se por serem cravadas no terreno por percussão. Podem ser constituídas por diversos elementos estruturais, como concreto armado ou protendido, madeira, aço, etc.

As Estacas pré moldadas podem ser confeccionadas com concreto adensado por centrifugação, ou vibração. Os perfis se apresentam nas mais variadas configurações, e podem ter as dimensões desde 16×16 cm até 35×35 cm, de 3 a 12 metros de comprimento.

As Estacas pré moldadas são constituídas por peças de aço laminado ou soldado (perfis I, H, chapas dobradas, bem como trilhos, geralmente reaproveitados após a remoção de linhas férreas), sendo que o comprimento varia de acordo com a necessidade do projeto e capacidade do equipamento de cravação, realizando-se emendas através de solda.

As Estacas pré moldadas enquadram-se na categoria das estacas de deslocamento, caracterizadas por sua introdução no terreno através de processo que não promova a retirada de solo. Elas podem ser constituídas por um único elemento estrutural (madeira, aço, concreto armado ou protendido) ou pela associação de dois desses elementos (e não mais do que dois), quando será denominada “Estacas pré moldadas”. No entanto, de todos os materiais de construção, o concreto é um dos que melhor se presta à confecção de estacas e, em particular das Estacas pré moldadas, pelo controle da qualidade que se pode exercer tanto na confecção quanto na cravação de Estacas pré moldadas.

A cravação das Estacas pré moldadas pode ser feita por percussão, prensagem ou vibração. A escolha do equipamento deve ser feita de acordo com o tipo, dimensões das Estacas pré moldadas, características do solo, condições de vizinhança, características do projeto e peculiaridades do local. A cravação por percussão é o processo mais utilizado, utilizando-se para tanto pilões de queda-livre ou automáticos.