Parceria entre empresas revela desempenho superior e integridade estrutural em ensaio pioneiro
O RELATÓRIO
A FOÁ Engenharia e a Alupar têm o prazer de anunciar os resultados altamente satisfatórios do ensaio de tração realizado na Estaca ETR298, representando um avanço significativo na indústria de estacas pré-fabricadas. Sob a liderança dos representantes Eng. Marcelo Protz, da Alupar, e Eng. Roberto José, da FOÁ Engenharia, este teste pioneiro reflete o compromisso das empresas com a excelência e a inovação em engenharia estrutural.
O relatório técnico associado ao teste, teve como objetivo principal verificar a conformidade das aberturas de fissuras na Estaca ETR298, com os requisitos da norma NBR-6118/23 para uma tração característica de 18 tf. Utilizando dois métodos equivalentes com base nos parâmetros estabelecidos pela norma, foram realizados cálculos empíricos e teóricos para assegurar a integridade estrutural da estaca sob condições extremas.
Além disso, é importante ressaltar que todas as etapas do ensaio de tração foram conduzidas em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e qualidade, garantindo a precisão e confiabilidade dos resultados obtidos. Este teste representa um marco significativo na validação experimental de estacas pré-fabricadas e reforça o compromisso das empresas envolvidas com a inovação e a excelência técnica na indústria de engenharia civil.
RESULTADOS
A Estaca ETR 298 apresenta características geométricas e estruturais específicas, incluindo uma armadura principal composta por 4 fios CP 170 RB de 6 mm e 4 barras CA 50 de 10 mm. Durante o teste de tração, utilizando um tensor de 60 kN, foram aplicados esforços em cada fio de protensão para avaliar o comportamento da estaca em serviço.
Surpreendentemente, não foram observadas fissuras no corpo da estaca, demonstrando sua robustez e integridade estrutural. O esquema de teste envolveu a fabricação de 2 segmentos de estaca, deixando cerca de 4m de fios de protensão de 6mm salientes nas extremidades para permitir a aplicação de forças de teste. Os segmentos foram unidos por uma emenda superior padrão e alinhados em uma faixa de protensão. Os equipamentos DMS e PAUL foram utilizados para realizar o teste de tração.
CONCLUSÃO
As conclusões do relatório técnico indicam que a Estaca ETR 298 Protendida e Especialmente Armada comportou-se de forma bastante satisfatória em serviço, com integridade na Emenda e no Corpo. Quando aplicada uma carga de tração de 196 kN, superior a 180 kN, não apresentou as fissuras esperadas de 0,2 mm. Este resultado excepcional valida a qualidade e confiabilidade das estacas pré-fabricadas da FOÁ Engenharia, assim como destaca a eficácia de seus processos de fabricação e controle de qualidade.
A parceria bem-sucedida entre a FOÁ Engenharia e a Alupar reafirma o compromisso das empresas em liderar a vanguarda da inovação na indústria de infraestrutura. Estamos ansiosos para continuar colaborando em projetos futuros que impulsionem o setor para novos patamares de excelência.
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